Turismo negro está a tornar-se popular entre os turistas que procuram aventura

Turismo negro está a tornar-se popular entre os turistas que procuram aventura

O "Dark" turismo, também designado por turismo de luto ou turismo negro, é um tipo de turismo que envolve viajar para lugares que estão historicamente associados a tragédias e mortes. Existem diferentes categorias de turismo negro - turismo de sepultura, turismo de holocausto, turismo de genocídio, turismo da guerra fria e da cortina de ferro, turismo comunista, turismo de zonas de desastre, turismo paranormal, turismo de campo de batalha e turismo nuclear.

De acordo com a Future Market Insights, existem muitos pontos turísticos que estão indirecta ou directamente ligados à morte, como campos de batalha, museus e campos de prisioneiros. O turismo negro está relacionado com o turismo cultural e patrimonial e, por isso, a história desempenha aqui um papel vital. Este facto facilita a transferência de informação sobre o passado, incluindo os heróis desconhecidos e as suas lutas.

A história fala-nos do passado, mas a questão é quantas pessoas continuam a ler livros de história para se familiarizarem com o passado. Viagens a sítios actuais que passaram por muitas lutas e tragédias despertam o interesse das pessoas.

E aquelas pessoas que odeiam ler livros de história ficam curiosas sobre o passado porque na realidade visitam e confirmam com os seus próprios olhos - ver é acreditar! Muitos estudos de caso foram realizados neste sector, por exemplo, o estudo de Robben Island (África do Sul), District Six (Cidade do Cabo) e The Apartheid Museum em Joanesburgo.

Turismo Negro: Aspectos que Conduzem ao Crescimento deste mercado

Existem muitas atracções turísticas, tais como belas paisagens com belezas cénicas, áreas de vida selvagem, etc. Contudo, o turismo negro concentra-se em locais que têm associações com o passado, seja um local de morte ou uma terra onde ocorreu guerra ou onde ocorreram algumas tragédias que nos fizeram sentir dor e emoção.

A popularidade do turismo das negro depende do número de turistas que optam por visitar estes sítios sombrios. Os factores motivadores para os turistas podem ser agrupados em forças biológicas e socioculturais que estimulam o comportamento das pessoas. O desejo de explorar o desconhecido e incomum ou paranormal pode ser considerado como factores impulsionadores do turismo negro. Alguns dos factores motivadores gerais são:

- Sítios como cemitérios podem ser áreas fascinantes e prospectivas para possíveis fins espirituais e retrospectivos;

- A emoção e a procura de riscos atrai turistas que gostam de aventura, excitação e curiosidade;

- Necessidade de conhecer um lugar em que se tenha vivido uma tragédia como um assassinato em massa; mais uma vez a curiosidade desempenha aqui um papel fundamental;

- Autodescoberta e aprendizagem sobre estes locais para mais tarde se vangloriar da visita efectuada em grupos sociais;

- Apetência por visitar locais que possuem memórias imortais ligadas a pessoas ou mesmo histórias sobre mansões assombradas, etc.

Outras razões religiosas

O principal factor que move este segmento de mercado é o fascínio pelo termo "morte" - apesar de ser negativo e duro, muitas pessoas têm curiosidade em compreender o termo, pois o próprio conceito de morte é inevitável na natureza e não pode ser conquistado.

O turismo negro também pode estar ligado ao património turístico, pelo que os locais também podem ter considerável influência histórica, em vez de serem um mero local onde ocorreu um acontecimento trágico. A empatia pode ser mais um aspecto que depende da capacidade do visitante em conhecer as histórias heróicas que possam ter tido lugar num determinado local. A faceta emocional é um elemento adicional da motivação, pois as emoções criam uma sensação de gratidão, insegurança, superioridade ou humildade.

Todos estes factores estão entrelaçados uns com os outros. O campo ainda está a ser investigado para se compreender o aspecto "porquê", o que está literalmente a levar as pessoas a visitar lugares com atracções e actividades sombrias.

Os aspectos acima mencionados são apenas ângulos onde reside totalmente o interesse ou depende da psicologia do indivíduo que governa os traços humanos e dá origem a razões como " Necessidade Ética", "Motivos Educativos", " Turismo às Raízes dos Povos" e " Empatia e Curiosidade" que motivam o indivíduo a visitar locais tenebrosos, conduzindo ao recrudescimento do sector do turismo negro.

Turismo Negro: Factores que dificultam o crescimento do sector

Juntamente com o factor impulsionador, existem também os factores de atracção associados ao turismo negro. Uma atracção turística pode ser educativa ou exploradora; isto depende daquilo que os visitantes forem visitar. A "desinformação" sobre um lugar, escondendo ou omitindo os desafios que foram realmente enfrentados, é um factor limitador do crescimento do turismo negro

Depois há sítios que envolvem voyeurismo, o que questiona a ética deste turismo. Outros factores de crescimento incluem os elevados preços cobrados aos turistas, instalações insuficientes oferecidas aos turistas, marketing e publicidade negativa dos locais de turismo negro, percepção negativa do turismo negro e falta de pessoal qualificado para manter os locais.

Turismo Negro: os mais conhecidos locais a nível mundial

O turismo negro está disperso por todo o mundo. Existem diferentes locais de turismo no mundo, alguns dos quais são mencionados a seguir:

- Campo de Concentração e Exterminação em Auschwitz (Polónia)

- Ground Zero - The National September 11 Memorial (EUA)

- Colina de Dow em Kurseong (Índia)

- Parque Memorial da Paz de Hiroshima (Japão)

- O Castelo do Drácula - Castelo de Bran (Transilvânia)

- Penitenciária Federal de Alcatraz (São Francisco, EUA)

- Ilha das Bonecas (México)

- Jack O Estripador (Londres)

- Forte de Bhangarh (Índia)

- Kuldhara (Índia)

- Jallianwala Baug (Índia)

Todos estes sítios desempenham um papel vital na economia regional e na manutenção da imagem daquela região em particular. Geralmente, os destinos que são pré-seleccionados como locais de turismo negro incluem museus, bairros da lata, ruínas históricas, cemitérios, cenários de guerra e áreas onde tenham ocorrido incidentes trágicos.

O turismo negro traz à vida o passado, os trágicos incidentes que ocorreram e a imagem histórica que reflectem, devido aos quais uma região torna-se popular. O turismo negro é influenciado por estes destinos, já que tendem a atrair muita gente, disseminando este conceito de turismo negro.

Estima-se que o mercado do turismo negro atinja os 30 mil milhões de dólares em 2022. De acordo com o relatório da Future Market Insights, prevê-se que as vendas aumentem a uma CAGR ( Taxa de Crescimento Anual Composta) robusta de 2%, com a valorização do mercado a atingir 36.5 mil milhões de dólares até 2032.


Fonte: Future Market Insights, Dark Tourism Market Outlook Compared to 2022-2032 Forecast, October 2022

19 Outubro 2022